Império do Divino Espírito Santo


O Império dos Irmãos do Divino Espírito Santo da Praia do Norte foi criado pela população da freguesia com o objectivo de celebrar as festas do Divino Espírito Santo como forma de agradecer a protecção dos Tremores de Terra (sismos), e para oferecer as Sopas do Espírito Santo. O primeiro império da freguesia foi destruído pelo Vulcão do Cabeço Fogo, assim como toda a freguesia.

Após a restauração da freguesia em 1839 já estava construído outro império que se localizava na Rua da Arramada, tendo a arquitectura tradicional dos impérios. A freguesia cresceu e sentiu a necessidade de construir uma estrutura maior. O novo Império foi inaugurado em 1956 e tinha 2 pisos. Todavia, foi destruído 2 anos e meio a inauguração pelo Vulcão dos Capelinhos. Localizava-se no mesmo local onde está edificado o actual império que serve a população, e que foi sofrendo alguns melhoramentos com as diferentes direcções e necessidades da freguesia.

A direcção do império é constituída por 6 elementos, que correspondem a 6 famílias diferentes, que são eleitas por sufrágio universal da freguesia, tendo direito a um voto cada casa da freguesia, que designa 6 pessoas para comporem a direcção.

Se o intuito inicial do império era oferecer as sopas á população em Louvor ao Divino, rapidamente foi utilizado para outras finalidades. Foi utilizado no apoio á saúde da população, mais concretamente quando o médico que se deslocava á freguesia dav

 

a as consultas no edifício do império, sendo adaptado e construída uma sala para efeito, conhecida pela “sala do Doutor”. Foi também utilizada em substituição da Casa do Povo, com todas as suas valências.

Além disso, o império sempre foi utilizado para a realização de festas particulares dos irmãos da freguesia, celebrações de casamento, bodas, acolhimento de escuteiros, reuniões de diferentes tipos no seu edifício. Serviu para apresentação de actividade culturais, como os Ranchos de Natal, projecção de Filmes, actividades da Semana Culturais, e para formação através de cursos de diferentes áreas, desde a costura até à música.

 

 

Weather data OK.
Fayal
21 °C
JSN Epic template designed by JoomlaShine.com